Folia de Santo Reis
- terrapretatese
 - 19 de jul. de 2023
 - 1 min de leitura
 
Atualizado: 30 de out. de 2023

No final do ano a Folia de Santo Reis reúne a comunidade, o Reis roda só de noite, a noite todinha debaixo da lua. Quando o Santo entra, os reiseiros cantam, quando ele sai, se canta novamente. Quando o Santo visita uma casa, o morador recebe com alegria oferecer bebida, comida e pouso.
Uma folia é bem maior do que os olhos podem ver. A folia tem o Começo, o Meio e o Fim. Dia 06 o último dia da jornada anual da Folia, é dia de terminar de ir às últimas casas da comunidade e levar as bênçãos de Santos Reis para os devotos. No final tem a folia na igreja. Terminada a reza, os tocadores exclamam: Viva Santo Reis! Todos aplaudem e respondem: Viva!
As pessoas, então, cumprimentam-se, os integrantes da Folia agradecem aos Santos Reis a graça alcançada. Alguém se despede dizendo: desculpa qualquer coisa, outro fala: se Deus quiser, ano que vem nós estamos tudo junto novamente.
Há uma alegria conjunta em se cumprir mais um ano de missão. No barracão é servido o jantar para a comunidade e depois acontece a festa secular.
Assim é a natureza secreta de todas as folias: nascem, eclodem, partem, celebram, queimam e se acabam. Para no outro ano ressurgirem de novo com a mesma força implacável das estações.




Comentários